Porque é que quando uma abelha pica morre?
A picada das abelhas acontece quando se sentem ameaçadas ou importunadas por cheiros fortes ou vibrações sonoras. Como a abelha vive em colônia, também pode atacar para proteger a colméia.
O seu ferrão é um prolongamento do abdômen, que se rompe no momento em que a abelha abandona a vítima, morrendo de 15 a 30 minutos mais tarde.
O seu ferrão é um prolongamento do abdômen, que se rompe no momento em que a abelha abandona a vítima, morrendo de 15 a 30 minutos mais tarde.
Ao picar, elas soltam um tipo de feromônio * (ver final) que serve de alerta para as suas companheiras. Essa é uma característica das operárias.
Mas nem todas as abelhas possuem essa arma de defesa. As espécies sem ferrão protegem-se como podem:
- umas mordem;
- outras enrolam-se nos pêlos;
- ou entram nos ouvidos, nariz e olhos.
Uma delas, conhecida como Tataíra, entre outro nomes, solta um líquido cáustico chamado ácido fórmico ou ácido metanóico que, em contato com o suor, queima a pele.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* Os feromônios são predominantemente misturas de compostos voláteis (grandeza que está relacionada à facilidade da substância de passar do estado líquido ao estado gasoso). São produzidos por glândulas exócrinas derivadas de células epiteliais. Estas glândulas podem localizar-se em diversas partes do corpo de um mesmo ser vivo.
São produzidos para fora do corpo que e ao serem libertados, promovem determinadas reações noutros indivíduos de uma mesma espécie.
Comentários
Enviar um comentário